Diferentes Rumos

DIFERENTES RUMOS, um projeto da Associação El Warcha, em parceria com o  Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).

Esta atividade faz parte do projeto #ClimateOfChange, organizado pelo IMVF e tem como objetivo consciencializar, formar e alertar jovens dos 16 aos 25 anos, sobre as alterações climáticas e os migrantes climáticos.

Acreditamos que através da arte participativa e com a educação informal é possível transmitir de maneira acessível e inclusiva temas como: a migração, as alterações climáticas e a transformação para uma economia mais social e um mundo mais sustentável.

Juntos realizámos workshops científicos e workshops artísticos de diferentes áreas e conhecimentos culturais.

Durante estas atividades, foi realizado o #MuraldoClima dinamizado pela Associação Zero e seguidamente foi construída uma instalação artística como objetivo de ativar a criação colaborativa através da aprendizagem de conceitos sobre as alterações climáticas e uma das suas consequências mais graves, as migrações e os refugiados climáticos. 

Dividido em 2 workshops, o primeiro na oficina ECOA em Almada a Novembro de 2022 e, o segundo, na Costa da Caparica em fevereiro de 2023, permitiu que 2 grupos de jovens debatessem ativamente as alterações e as migrações climáticas: construímos duas esculturas artísticas no formato de embarcações que navegam num mar de soluções, que nos liga a todas e a todos. Através da carpintaria, da costura, da serigrafia e de uma formação científica ‘Mural do Clima’ promovida pela Associação Zero, capacitámos estes grupos a pensarem na problemática das migrações climáticas enquanto se juntaram num momento de criação artística colaborativa.

A instalação consiste na construção de um barco com várias velas em forma de mapa a navegar num mar de soluções.

Este mapa terá a representação de várias culturas através de diferentes tecidos e técnicas de costura, juntamente com mensagens escolhidas pelos jovens estampadas com a técnica de serigrafia.

Esta construção tem como objetivo ser uma reflexão do mundo e da nossa comunidade global.

Há um oceano que nos liga a todas e a todos”.

@elwarcha_lisboa

@IMVFongd

#Climateofchange