Ritmo, Coletivo, Harmonia e Respeito

Filme feito por equipa Iminente

Workshop realizado dentro do projeto Bairros: workshops artísticos comunitários do Festival Iminente com a Geração com Futuro Associação de Moradores.

Durante duas semanas estivemos a desenvolver um espaço criativo de brincadeira com as crianças da zona do Vale de Chelas, numa das praças centrais a que dão o nome de Estaleiro. Fica entre a Quinta do Lavrado, o Bairro Branco e a Picheleira.

Não vínhamos com nenhuma ideia pré-definida de como o espaço iria ficar, sendo o design e a construção um conjunto de ideias que todos os participantes tiveram e a forma como interagiram com os objetos em segunda mão que foram previamente seleccionados por nós termos feito uma visita à Orientar – Associação de Intervenção para a Mudança que doou todo este material.

Queríamos que o espaço fosse feito através de um pensamento de upcycling e que puxasse pela imaginação de cada um de como estes objetos pudessem ter uma segunda vida num contexto diferente.

O resultado está à vista, com objetos que se misturam entre lazer e diferentes brincadeiras, num espaço multifunções, com algo em comum entre eles, a sonoridade.

Resumo destes dias em 4 palavras: Ritmo, Coletivo, Harmonia, Respeito

Queremos agradecer o enorme apoio de todos aqueles que participaram, aos aventureires da zona com quem fizemos esta explosão de cor: Leonardo, Nana, Miguel, Micaela, Mana, Bruno, Claudio, José, Leandro, Bruno, Tiago, Jessica, César!

Um muito obrigada aqueles que nos apoiaram estas semanas e que são verdadeiros heróis fazendo um trabalho muito importante na zona: Bela, Carla, Carina, Igor, João e Rute, obrigada a Geracao com Futuro. Obrigada @festivaliminente, @camara_municipal_lisboa e @akdn @britoguterres pela oportunidade.Agradecemos muito também a toda a nossa equipa às nossas especiais colaboraçoes com @miguelferrador e @lpenez !